sábado, 12 de abril de 2008

Em que mundo nós estamos?

Movidos pela curiosidade de saber a resposta para esta pergunta, algumas pessoas conferiram no Auditório do Masp nesta última terça-feira (08 de abril), o 63º Fórum do Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz com parceira da UNESCO – Palas Athena, que foi ministrado por Ubiratan D´Ambrosio.
Ubiratan destacou pontos importantes como o paradoxo da civilização moderna. Enquanto temos a capacidade de agir sobre o planeta e sobre a vida, interferindo e criando, temos a incapacidade de manter os elementos básicos de sustentabilidade da vida.
Também é destacado que a civilização só será sustentável quando atingir a paz total, evitando a escassez dos recursos naturais, eliminarmos pobreza...O respeito pelo outro, a solidariedade e a cooperação são atos importantíssimos para continuarmos a vida, claro que utilizando-se de uma ética maior.

Ubiratan finalizou a palestra com a questão: “Há esperança?”
A resposta veio através de uma frase de D. H. Lawrence:
“Nada impedirá à humanidade ao potencial humano de evoluir,
a partir de um caos renovado em direção a algo magnífico”

Para ter acesso a todo conteúdo da palestra, acesse o site do Palas Athena: www.palasathena.org.br

3 comentários:

Viva Bem no Mundo que Você Tem ! disse...

Chegando agora 23Ç59 do Rio de Janeiro me deparei com uma perguntaÇ Em que mundo nós estamos?
E ouvindo um som tão lindo de presente, respondo: em um mundo em que pessoas lindas como vocês existem e fazem a diferença!
Boa Noite e Boa Semana. Muito carinho e muita Paz!!!
Maluh - Viva Bem no MUndo Que Você Tem - porque cuidar da vida é uma arte!

Emagrecimento Definitivo disse...

Olá Dé!
Como vc esta, minha linda?
Tudo bem?

Esse evento deve ter sido maravilhoso!Com uma carga de informações e conhecimentos muito importantes!

Que pena que não pude comparecer!

Gostaria de lhe fazer uma pergunta:
Qual o principal ensinamento que vc tirou desse evento?

A sua resposta irá me acrescentar grandes sabedorias.

Obrigada pelas dicas que vc me enviou no e-mail e mais uma vez parabens pelo site!

Ah! Obrigada pelo post também!
Fiquei muito contente em ver vc visitando e participando do meu blog!

Um beijo todo especial!

Fique com Deus!

Emagrecimento Definitivo disse...

Oi minha linda!

Tudo bem com vc?

Recebi seu comentário no meu blog sim! E também recebi seu e-mail!
Muito obrigada, meu anjo...

Bom, referente as informações do evento "Em que mundo nós estamos" (e no qual eu gostaria muito em ter ido...Mas sei que terão outras oportunidades...) eu gostaria de dar minha opiniao...

Eu acredito (imensamente) que a ambição não é algo ruim...muito pelo contrário! Eu me considero uma pessoa ambiciosa e sou muito feliz em ter "nascido"com isso!

6% da populacao mundial divide 59% das riquezas. Na verdade, estou torcendo e batalhando para poder fazer parte desses 6%!
Eu quero conhecer o mundo, quero viver outras culturas,quero mergulhar,quero me divertir na Disney e ver de perto os mais lindos, fortes e libertos animais, que a gente só encontra assim na Africa...
Eu quero conforto! Quem não gosta de conforto??
E eu e todas as pessoas que sonham com isso, só conseguiram realizar esses sonhos, tendo dinheiro!


Em relação a desigualdade social, a pergunta é:

Como essas pessoas conseguiram centralizar 59% das riquezas?

Através do trabalho, da prática da inteligencia,da força de vontade, da garra, da determinaçao,da disciplina,do esforço próprio,ou através da exploração?

Ai sim eu concordo em intervir, ai sim eu concordo em lutar contra a exploração humana, social e de nossos recursos naturais.

Acho que temos que tomar cuidado para não generalizar.

Uma das frases que vc me disse no meu blog era:

"...Cada pessoa precisa estar bem com ela mesma..."

Isso é sim-ples-men-te essencial!!!

Quando eu comecei a vivenciar isso e cultivar minha paz interior, tudo mudou!
Tudo!

Ninguem consegui fazer nada pelo próximo se não estiver em paz consigo mesmo.
Isso é o principio de tudo e isso que faço questão de divulgar...sempre!

Estando bem com vc mesma, vc trata bem as pessoas, a natureza, as coisas, o mundo...

A paz interior é o melhor caminho que possamos trilhar.

Álias, entre no site :

www.encontrodobem.com.br

É o primeiro encontro do bem que irá ter!

Como irá ser em Santa Catarina, infelizmente não poderemos participar.
Viu só como o dinheiro é importante até nisso!

Mas eu acho muito importante divulgarmos essa iniciativa!
Se der, coloque o flyer deles no seu blog!

Bom, espero que vc tenha uma semana repleta de amor, saúde,paz,harmonia,vida, conquistas, amigos,sorte e muita prosperidade!

Te amo sempre!

Beijinhos carinhosos,


Fique com Deus,


Saudades!


Sua Císa