quarta-feira, 3 de setembro de 2008

A influência da propaganda infantil

Um assunto que vem gerando muitas discussões nos últimos tempos trata-se de um Projeto de lei que pretende regularizar a publicidade destinada ao publico infantil.


Quem nunca prestou atenção que entre um desenho animado e outro há sempre anúncios de brinquedos, roupas infantis, doces repletos de açúcar, sanduíches que vem junto um brinde, entre outros.


As crianças são um alvo publicitário fácil de convencer. O mundo fantasioso da infância consome com a mesma intensidade um comercial e/ou um desenho animado.


Afinal, qual é a medida certa da publicidade dirigida às crianças?


A resposta para essa pergunta tem levantado discussões na sociedade. Enquanto uns defendem a restrição total à propaganda, outros vêem a proibição como uma forma de coibir a comunicação, acabar com a liberdade de expressão.


A Viacom, dona do canal Nickelodeon, publicou um estudo do mercado infantil mostrando que mais de 40% das compras dos pais são influenciados pelos filhos e 65% dos pais revelam que ouvem a opinião das crianças sobre os produtos comprados para toda família.


Cabe principalmente aos pais conversarem com os filhos, dando o exemplo na própria casa em relação ao consumismo. A educação é um ponto importante que fará toda a diferença hoje e principalmente no futuro.


Se os pais tirarem um tempo para brincar, ensinar e conversar com seus filhos, mais tempo eles ficarão longe da TV e isso já é um bom começo.


Se houver leis, auto-regulamentação e debates sobre o assunto, quem sabe em breve teremos propagandas justas, que incentivem as crianças a discutirem temas importantes para seu futuro da humanidade.

E você? Qual sua opinião a respeito das propagandas dirigidas as crianças?

Sites pesquisados:
http://www.marketing.com.br
http://revistacrescer.globo.com
http://www.umacoisaeoutra.com.br

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