domingo, 1 de março de 2009

Abra os olhos!!!


"Esta vida está repleta de coisas e fatos belos, sublimes e comovedores. Se você deseja ter uma vida digna de ser vivida, comece já a "caça ao tesouro". Basta procurar para que você encontre quantas belezas quiser - a virtude das pessoas, a bela Natureza, um sublime gesto de bondade, etc., espalhadas como pequeninas jóias."

Seicho Taniguchi.

O texto acima era a mensagem relacionada ao dia 25 de fevereiro, no Calendário da SEICHO-NO-IE, uma filosofia espiritual que teve origem no Japão e é bastante difundida no Brasil.

Infelizmente, hoje em dia, nos adultos apenas conseguimos enxergar com mais clareza os problemas e as tristezas do que as pequenas jóias que fazem parte de nosso cotidiano. A felicidade se resume, afinal, em sermos capazes de voltar a olhar para o mundo com olhos de descoberta, sempre prontos a garimpar os tesouros, por mais ocultos que eles estejam. E, inacreditavelmente, na maioria das vezes eles estão bem ali, à nossa frente, mas deixamos escapá-los porque nosso olhar insiste em se manter preso ao passado, ou, ao contrário, vasculha ansiosamente o futuro na esperança de conquistar algo que acreditamos estar ainda muito longe de nosso alcance.

"Olha para trás, para toda a jornada: os cumes, as montanhas, o longo caminho sinuoso através das florestas, através dos povoados, e vê à sua frente um oceano tão vasto que entrar nele nada mais é do que desaparecer para sempre.
Mas não há outra maneira. O rio não pode voltar. Ninguém pode voltar.
Voltar é impossível na existência. Você pode apenas ir em frente.O rio precisa se arriscar e entrar no oceano.
E somente quando ele entra no oceano é que o medo desaparece, porque apenas então o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano.
Mas tornar-se oceano. Por um lado é desaparecimento e por outro lado é renascimento.
Assim somos nós. Voltar é impossível na existência. Você pode ir em frente e se arriscar.. Coragem! Torne-se OCEANO!"
OSHO


Texto publicado por Elisabeth Cavalcante
Site: STUM

Nenhum comentário: